Tutorial para criação de Telas e utilização de um script no HIscada Pro

Introdução

Este tutorial tem como objetivo descrever a criação de Telas no ambiente HIscada Pro, além descrever algumas configurações básicas da mesma e como utilizar um script para criar a navegação entre telas.

Compatibilidade

As funcionalidades descritas neste tutorial estão disponíveis para o ambiente HIscada Pro, versões superiores a 1.0.xx.

Note

O pacote HIscadaPro, bem como a sua documentação podem ser obtidos gratuitamente na página principal do ambiente HIscadaPro.

Recursos Necessários

Para a criação de uma tela e utilização de um script é necessário a instalação do ambiente HIscada Pro. Quando instalado é disponibilizado ao usuário três aplicativos:

  • IDE: Ambiente de desenvolvimento integrado para criação e teste da aplicação de supervisão e controle.

  • Kernel: Aplicativo servidor do sistema supervisório. Responsável pela conexão com os equipamentos de campo via servidor OPC, o Kernel mantém um banco de dados para a aplicação corrente efetuando toda gerencia de alarmes, eventos, histórico de dados, scripts etc. Pode rodar em uma máquina servidora (como um processo do windows) ou no mesmo computador utilizado pelo usuário do ambiente.

  • Viewer: Aplicativo responsável por apresentar e gerenciar toda interface (telas) disponível para o usuário final do sistema. Integra recursos para autenticação de usuários, apresentação das telas da aplicação, gerencia de alarmes, trends online, históricos, acesso a bancos de dados externos etc.

Para mais informações sobre os aplicativos consulte o Manual do HIscada Pro.

Neste tutorial onde se pretende criar telas e um script, será utilizado o aplicativo IDE para criação e configuração de telas e também utilização de um script. O aplicativo Kernel para a execução do projeto e por fim o aplicativo Viewer para visualização das telas da aplicação.

Criação de uma Tela no Ambiente do IDE

Para criação de uma Tela, inicialmente é necessário abrir um projeto ou criar um novo no ambiente do IDE. Para isso, acesse o Tutorial para criação de Projetos no HIscada Pro, onde contém os passos para se criar um projeto ou acesse o Tutorial para instalação de uma aplicação desenvolvida no HIscada Pro no qual contém uma seção com os passos para se Importar um projeto, podendo ser utilizado neste tutorial como exemplo para criação de telas e utilização de um script.

Neste tutorial será partido do principio que foi criado um novo projeto.

Portanto, a partir do projeto criado e aberto no ambiente do IDE, para criar uma tela, temos os seguintes passos:

  • Selecione o item “Viewers” na árvore de projeto:
../_images/tct_viewer.jpg

Fig. Seleção do Item Viewers na árvore de projeto

  • Selecione o item “Screens” logo abaixo do item “Viewers”:
../_images/tct_screens.jpg

Fig. Seleção do Item Screens na árvore de projeto

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o Item “ScreenGroup_001” e clique na opção “Adiciona Item”, conforme a figura abaixo:
../_images/tct_adicionartela.jpg

Fig.Adicionando uma Tela

  • Será aberta, no painel de trabalho do IDE, a interface do Assistente para Criação de Telas. Através do assistente, é possível editar o nome da tela que está sendo criada, além de seu posicionamento e dimensões.

Neste tutorial não serão explorados mais recursos do assistente de telas, sendo mantidos os valores padrão para as propriedades das iniciais da tela. Dessa forma, basta confirmar a criação da tela, clicando no botão “Cria Tela” na interface do assistente.

../_images/assistente_telas_tutorial1.png

Fig. Criando uma tela com o Assistente para Criação de Telas

Como o ambiente já cria automaticamente uma tela em sua definição, e foram mantidos os valores padrões no assistente de criação de telas, aparecerá na árvore de configuração, o item “Screen_002”, referenciando a tela que acabou de ser criada.

Uma tela possui algumas propriedades que podem ser alteradas para mudar seu posicionamento, tamanho, cor de fundo, entre outros atributos. Para visualizar as propriedades de uma tela:

Selecione o objeto “Screen_002” na árvore de projeto logo abaixo do item “Screens_Group_001”. Quando selecionado, este item apresenta os seguintes atributos no editor de propriedades, conforme a figura abaixo:

../_images/tct_propriedades_tela.jpg

Fig. Propriedades de uma Tela

Pode-se alterar os atributos da tela “Screen_002” no editor de propriedades:

  • Para este caso, configure as propriedades do objeto “Screen_002” conforme a figura abaixo:
../_images/tct_propriedades_alteradas_tela.jpg

Fig. Propriedades alteradas da Tela

  • Dê um duplo clique sobre o item “Screen_002”, onde será aberta na área de trabalho do IDE a tela “Screen_002” com a cor de fundo alterada no passo anterior:
../_images/tct_tela_no_ide.jpg

Fig. Tela “Screen_002” aberta na área de trabalho do IDE

obs Para obter mais informações sobre o item “Screen” e suas propriedades acesse Telas Sinópticas.

Utilizando um script

O HIscada Pro utiliza a Linguagem Lua como linguagem de scripts, disponibilizando um ambiente integrado para escrita, execução e depuração de script Lua que automatizam diversas tarefas nas aplicações de supervisão e controle. Os Scripts são criados e editados no ambiente do IDE, podendo ser scripts criados para serem executados pelo aplicativo Kernel ou pelo aplicativo Viewer, dependendo do contexto de utilização e funcionalidade desejada para o script.

Para mais informações sobre scripts acesse Scripts LUA.

Abertura de uma Tela via Script

Para se abrir uma tela durante a execução da aplicação, é necessário criar um Script do Viewer com o comando para se abrir a tela desejada.

Inicialmente, para se criar um script do “Viewer”, é necessário criar um “Grupo de Scripts”. Para isso:

  • Clique na árvore de configuração no item Viewer e posteriormente clique com o botão direito do mouse no item “Script”, selecionando a opção “Adiciona Item/ScriptGroup”:
../_images/tctcriando_scriptgroup.jpg

Fig. Criando um grupo de Scripts no Viewer

Com o grupo de Scripts criado, pode-se adicionar Scripts ao mesmo. Porém o ambiente já cria um Script (Script_001) automaticamente ao se criar um grupo.

Para editar o script já criado:

  • Dê um duplo clique no item “Script_001” e o mesmo será aberto na interface do IDE:
../_images/tctcriando_scriptide.jpg

Fig. Script aberto para edição no IDE’‘

  • Desse modo, agora vamos escrever no Script um comando para quando este for executado, abrir a tela “Screen_002”:
-- Comando para se abrir uma tela:
-- Screens.Open("Nome_da_Tela", "Caminho_Completo_da_Tela")
-- Neste exemplo será aberta a tela Screen_002 presente no caminho especificado
local ret = Screens.Open("Screen_002","Viewers.Screens.ScreenGroup_001.Screen_002")

Pode-se também copiar este código e colar no “Script_001”.

  • Após a edição do script, clique no botão “Salva Script” para persistir as alterações.
../_images/tctcriando_salvando_script.jpg

Fig. Salvando a edição do “Script_001”.

Portanto, para se abrir qualquer tela durante a execução da aplicação, basta escrever o comando “Screens.Open()” passando como parâmetros um nome para a Tela, que no nosso caso foi utilizado “Screen_002” e o caminho completo da mesma “Viewers.Screens.ScreenGroup_001.Screen_002”.

Para obter o caminho completo da tela “Screen_002”:

  • Selecione na árvore de configuração do projeto a tela “Screen_002” com o botão direito do mouse (“Project -> Viewers -> Screens -> ScreenGroup_001 -> Screen_002”) e clique na opção “Copia Caminho”, conforme a figura abaixo:
../_images/tct_copiando_caminho.jpg

Fig. Copiando o caminho de uma tela

Anexos

O Link abaixo disponibiliza um projeto do HIscada Pro com o resultado final da execução deste tutorial. Para utilizá-lo, basta importar este projeto no ambiente do IDE. Para isso acesse o Tutorial para instalação de uma aplicação desenvolvida no HIscada Pro para obter as instruções de como importar um projeto no ambiente do IDE.

Projeto HIscada Pro: Tutorial_Cria_Tela