Tutorial para criação de Projetos no HIscada Pro

Introdução

Este tutorial tem como objetivo descrever a criação de um projeto no ambiente HIscada Pro, além de descrever algumas configurações básicas do mesmo.

Compatibilidade

As funcionalidades descritas neste tutorial estão disponíveis para o ambiente HIscada Pro, versões superiores à 1.0.xx.

Note

O pacote HIscada Pro, bem como a sua documentação podem ser obtidos gratuitamente em sua página HIscadaPro.

Recursos Necessários

Para criação e execução de projetos é necessário a instalação do ambiente HIscada Pro. Para tal, acesse a página Instalação do HIscada Pro com os passos para a instalação do pacote.

Quando instalado são disponibilizados ao usuário três aplicativos:

  • IDE: Ambiente de desenvolvimento integrado para criação e teste da aplicação de supervisão e controle.

  • Kernel: Aplicativo servidor do sistema supervisório. Responsável pela conexão com os equipamentos de campo via servidor OPC. O Kernel mantém um banco de dados para a aplicação corrente efetuando toda gerência de alarmes, eventos, histórico de dados, scripts etc. Pode rodar em uma máquina servidora (como um processo do windows) ou no mesmo computador utilizado pelo usuário do ambiente.

  • Viewer: Aplicativo responsável por apresentar e gerenciar toda interface (telas) disponível para o usuário final do sistema. Integra recursos para autenticação de usuários, apresentação das telas da aplicação, gerência de alarmes, trends online, históricos, acesso a bancos de dados externos etc.

Para mais informações sobre os aplicativos consulte o Manual do HIscada Pro.

Neste tutorial onde se pretende criar e executar um projeto, serão utilizados o aplicativo IDE para criação e configuração do projeto, o aplicativo Kernel para a execução da mesmo e por fim o aplicativo Viewer para visualização da tela da aplicação.

Criação de um novo projeto no IDE

Para criação de um projeto, inicialmente é necessário abrir o aplicativo IDE e criar um “Novo Projeto”. Nesta etapa serão executados os seguintes passos:

  • Abrir o ambiente do IDE, onde ao ativá-lo, será aberta a seguinte interface de operação:
../_images/tcphsp_tela_pricipal.jpg

Fig. Tela principal do IDE

  • Acessar o menu “Arquivo/Novo Projeto...” ou utilizar a tecla de atalho “Ctrl+N” e definir um nome para o projeto na caixa de dialogo que será aberta:
../_images/tcphsp_especificacao_nome_novo_projeto.jpg

Fig. Definindo um novo projeto no IDE

  • Após a definição do nome do projeto, clique no botão “OK”.

Observe que na barra superior do IDE é inserido o nome do projeto que foi acabado de criar, neste caso o “Tutorial_Cria_Projeto”, bem como é adicionado o item Project à árvore de configuração do projeto:

../_images/tcphsp_projeto_corrente.jpg

Fig. Projeto corrente aberto no IDE

O item “Project” apresenta de forma estruturada as configurações de um projeto, sendo utilizado para criação e visualização dos itens associados ao mesmo. Nesta árvore de itens do projeto, destacam-se alguns itens:

  • Kernel: Itens onde são definidos tags, históricos e scripts que são executados pelo aplicativo “Kernel” pertencente ao pacote HIscada Pro.
  • Viewers: Itens onde serão definidas as telas de supervisão disponíveis no projeto e que são apresentadas pelo aplicativo “Viewer” pertencente ao pacote HIscada Pro.
../_images/tcphsp_arvore_novoprojeto.jpg

Fig. Projeto criado na estrutura de configuração

Note

Para obter mais informações sobre o ambiente do IDE consulte o Manual do HIscada Pro IDE .

Criação de Objetos de Tela

Ao ser criado um projeto no ambiente do IDE do HIscada Pro, automaticamente já é criado um item tela no projeto, chamado de “Screen_001”. Para acessar este item:

  • Navegue na árvore de projeto (Project -> Viewers -> Screens -> ScreenGroup_001 -> Screen_001), conforme a figura abaixo:
../_images/tcphsp_arvore_tela.jpg

Fig. Item “Screen_001” na árvore de projeto

Para editar está tela na área de trabalho do IDE:

  • Dê um duplo clique sobre o item “Screen_001”, onde esta será aberta na área de trabalho do IDE.
../_images/tcphsp_tela_no_ide.jpg

Fig. Item “Screen_001” aberto no IDE

Nesta tela é possível inserir diversos objetos como: Botões, Textos Estáticos, Displays, Imagens, Gráficos, Listas de Texto, entre outros objetos.

Criando um objeto de tela “Texto Estático”

Para inserir um texto em uma tela, utiliza-se o objeto chamado “StaticText”. Para inserir este objeto:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o item “Screen_001” e selecione o objeto “StaticText”.
../_images/tcphsp_selecao_statictext.jpg

Fig. Seleção do objeto “StaticText”

Quando um objeto é criado em uma tela, é inserido na árvore de projeto o nome do objeto logo abaixo do item de Tela. Neste caso será criado o objeto “StaticText_001” logo abaixo do item “Screen_001”. Observe que o objeto criado também aparece na área de trabalho do IDE, sendo posicionado na tela, neste caso a “Screen_001”.

Todo objeto de tela possui algumas propriedades que podem ser alteradas para mudar seu posicionamento na tela, tamanho, cor, entre outros atributos. Para visualizar as propriedades de um objeto de tela:

  • Selecione o objeto “StaticText” na árvore de projeto logo abaixo do item “Screen_001”. Quando selecionado, este objeto apresenta os seguintes atributos no editor de propriedades, conforme a figura abaixo:
../_images/tcphsp_propridedades_statictext.jpg

Fig. Propriedades do objeto “StaticText”.

Os atributos do objeto “StaticText_001” podem ser alterados no editor de propriedades para mudar seu posicionamento, tamanho e cor da sua fonte, bem como o texto que se deseja que seja exibido na tela.

  • Para este caso, configure as propriedades do objeto “StaticText_001” conforme a figura abaixo:
../_images/tcphsp_propriedades_alteradas_statictext.jpg

Fig. Propriedades alteradas do objeto “StaticText”.

Observe que na área de trabalho do IDE o objeto “StaticText_001” reflete as alterações realizadas em suas propriedades, onde o objeto foi posicionado no centro da tela, o texto “Meu Primeiro Projeto” foi inserido no mesmo com tamanho de fonte maior e na cor vermelha:

../_images/tcphsp_statictext_alterado_ide.jpg

Fig. Aparência do objeto “StaticText” na área de trabalho do IDE

Note

Para obter mais informações sobre o objeto StaticText e suas propriedades acesse Objeto de tela Texto Estático.

Criando um objeto de tela “Imagem”

Para inserir uma imagem na tela por exemplo, utiliza-se o objeto de tela chamado “Image”. Para isso:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o item “Screen_001” e selecione o objeto “Image”.
../_images/tcphsp_selecao_image.jpg

Fig.Seleção do objeto “Imagem”.

De forma análoga ao objeto “StaticText”, quando se cria o objeto imagem, é inserido o objeto “Image_001” logo abaixo do item “Screen_001” na árvore de projeto, sendo possível editar também as suas propriedades. Para isso:

  • Selecione o objeto “Image_001” na árvore de projeto logo abaixo do item “Screen_001”. Quando selecionado, este item apresenta alguns atributos no editor de propriedades conforme a figura abaixo:
../_images/tcphsp_propriedades_image.jpg

Fig. Propriedades do objeto “Image”.

Para inserir uma imagem qualquer no objeto “Image”:

  • Selecione no editor de propriedades do objeto o atributo “Imagem”, no qual abre um seletor de imagens:
../_images/tcphsp_seletor_imagens.jpg

Fig. Seletor de Imagens

Neste seletor, pode-se escolher imagens das bibliotecas padrões disponibilizadas pelo próprio ambiente, como Botões, Leds, Motores e Tubos. Também pode-se utilizar imagens que foram inseridas anteriormente no projeto bem como selecionar imagens de outros locais. Para selecionar um motor por exemplo:

  • Selecione a biblioteca “Motores”, no qual abrirá uma janela com as imagens de motores disponíveis:
../_images/tcphsp_imagens_motores.jpg

Fig. Imagens de motores disponíveis na biblioteca

  • Após a seleção da imagem do motor desejado, clique no botão “Confirma” do “Seletor de Imagens”:
../_images/tcphsp_confirma_selecao_imagem.jpg

Fig Confirmação da Imagem a ser inserida na tela

  • Edite os outros atributos do objeto “Image_001” no editor de propriedades, conforme a figura abaixo:
../_images/tcphsp_propriedades_alteradas_image.jpg

Fig. Propriedades alteradas do objeto “Image”

Observe que na área de trabalho do IDE o objeto “Image_001” reflete as alteração realizadas em suas propriedades, como exibe a imagem inserida no objeto.

../_images/tcphsp_imagem_alterada_ide.jpg

Fig. Aparência do objeto “Image_001” na área de trabalho do IDE

Note

Para obter mais informações sobre o objeto Image e suas propriedades acesse Objeto de Tela Imagem.

Configurando a tela inicial do projeto

A primeira tela (“Screen_001”) criada por um projeto é automaticamente configurada como sendo a tela inicial para ser apresentada quando da execução de uma aplicação. Quando se tem mais de uma tela, pode-se escolher qual a tela inicial a ser apresentada. A tela inicial de um projeto é definida através da propriedade “Tela inicial” do item “Configuration” da árvore de “Project”, conforme figura abaixo.

../_images/tcphsp_config_tela_Inicial.jpg

Fig. Configurando a tela inicial da aplicação

Salvando um projeto criado

Para salvar um projeto criado no ambiente do IDE:

  • Acesse o menu principal e clique em “Arquivo/Salva projeto” ou utilize as teclas de atalho “Ctrl+S”.

Executando o Projeto

Com a realização dos passos anteriores, já se tem um projeto apto a ser executado, onde quando isso ocorrer, deverá ser exibida a tela (Screen_001) com os objetos criados anteriormente.

Um projeto criado no IDE do HIscada Pro é executado pelo aplicativo chamado “Kernel”, o qual disponibiliza esta aplicação para o aplicativo chamado “Viewer”, que é responsável por prover as interfaces (telas) de uma aplicação para o usuário.

No ambiente do IDE, são disponibilizados alguns botões na barra de botões para a execução do projeto, conforme a descrição abaixo:

Botão Item do Menu associado Tecla de atalho
AA Projeto roda aplicação Nenhuma
AB Projeto/Suspende aplicação Nenhuma
AC Projeto/Roda Viewer Nenhuma
AD Projeto/Suspende Viewer Nenhuma
AE Projeto/Roda Kernel Nenhuma
AF Projeto/Suspende Kernel Nenhuma

Portanto, para executar uma aplicação:

  • Clique no botão “Projeto/Roda aplicação” ico no qual ativa o “Kernel” e o “Viewer” simultaneamente, ou ative-os individualmente através de seus respectivos botões.

Note

Quando utilizado os botões individuais, deve-se ativar primeiramente o “Kernel” e posteriormente ativar o “Viewer”, caso contrario será exibida uma mensagem indicando que não foi possível encontrar o aplicativo “Kernel”.

Após a realização deste passo, será aberta pelo Viewer a tela “Screen_001”, conforme a figura abaixo:

../_images/tcphsp_tela_em_execucao.jpg

Fig. Tela exibida pelo Viewer

De forma análoga, para encerrar a execução destes aplicativos, basta clicar no botão Projeto/Suspende aplicação, ou individualmente através dos botões “Projeto/Suspende Viewer” e “Projeto/Suspende Kernel” respectivamente.

Anexos

O Link abaixo disponibiliza um projeto do HIscada Pro com o resultado final da execução deste tutorial. Para utilizá-lo, basta importar este projeto no ambiente do IDE. Para isso acesse o Tutorial para instalação de uma aplicação desenvolvida no HIscada Pro no HIscada Pro para obter as instruções de como importar um projeto no ambiente do IDE.

Projeto HIscada Pro: Tutorial_Cria_Projeto